SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CÂNDIDO MOTA COMEMORA 43 ANOS DE FUNDAÇÃO
IDEALIZAÇÃO DE UM SONHO
Ter um hospital público no município de Cândido Mota foi uma ideia ambiciosa, difundida por um grupo de pessoas ativas da sociedade. Em Cândido Mota, os atendimentos médico-hospitalares eram promovidos pelo Governo Federal apenas aos contribuintes do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a grande parcela da população que, na década de 60 vivia na zona rural e não possuía carteira assinada, era socorrida por unidades hospitalares das cidades vizinhas.
Em decorrência do aumento da urbanização e das muitas dificuldades de realizar o transporte de pacientes para atendimentos nas cidades vizinhas, Lorival José de Almeida e sua esposa Leonilda Pereira de Almeida, iniciaram um grande movimento em conjunto às lideranças locais, culminando na fundação de um centro hospitalar que atendesse a população desprovida de assistência à saúde.
À época da implantação do loteamento ‘Parque Lorival José de Almeida’, o empresário agrícola Plínio José Torres acolheu pedido do então prefeito Lorival José de Almeida, doando dois amplos terrenos à Casa das Meninas Nossa Senhora das Dores, dirigida pela Congregação Irmãs de São Caetano, órgão administrador nos primeiros anos de existência do hospital.
Inicialmente nomeada de ‘Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Dores’, teve Antônio Alfeu Cavina como primeiro Presidente, e Lorival José de Almeida, primeiro Provedor.
A construção do prédio iniciou-se em 3 de fevereiro de 1974, conforme projeto arquitetônico de Osmar Scudeller, com maciça participação de colaboradores públicos e voluntários, sob regime de mutirão. Inúmeras ações promocionais e parcerias com o Poder Público foram realizadas para finalizar a obra, inaugurada em 26 de outubro de 1980, já sob o nome de Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”.

A data oficial de fundação e instalação da Santa Casa de Misericórdia ficou definida em 7 de outubro de 1981, com sede na Rua Alberto Scudeller, 12, Parque Prefeito Lorival José de Almeida, município de Cândido Mota, estado de São Paulo.
Mais tarde, por resultado do primeiro processo eleitoral para a composição de uma Mesa Administrativa e de um Conselho Fiscal, cuja formação original é utilizada até os dias atuais, Aparecido Orlando Maia e Adail de Castro Matioli foram aclamados provedor e vice-provedor, respectivamente.
Legalizada de forma jurídica e ativa na assistência à saúde, faltava algo que a diferenciasse dos outros hospitais. Então, o arquiteto João José Calamita criou um símbolo visual utilizado até hoje, juntando o desenho de uma casa, uma cruz e uma auréola, para promover a instantânea identificação da Entidade.

Ao longo destes 43 anos, a Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”, entidade privada sem fins lucrativos na área da saúde, foi ampliando o seu espaço físico, firmando parcerias com empresas públicas e privadas, a fim de buscar e promover melhorias em todos os aspectos, para oferecer qualidade no serviço e atendimento humanizado.
NOSSOS SERVIÇOS
As portas da Santa Casa de Cândido Mota estão abertas 24 horas durante os 365 dias do ano. Dispomos de um Corpo Médico competente e uma equipe técnica de colaboradores qualificada, cuja finalidade exclusiva é prestar assistência à saúde para todos que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais e serviços em caráter de internações, visto que respondemos pela totalidade dos atendimentos de urgência e emergência do Município, incluindo os distritos de Frutal do Campo, Nova Alexandria e Santo Antônio do Paranapanema (Porto Almeida).
A unidade do pronto atendimento de urgência e emergência é destinada ao amparo à saúde de forma rápida para àqueles com risco de vida iminente e aos casos de baixa gravidade, com retaguarda 24 horas nas clínicas médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, e cirurgia geral.
Os serviços de apoio ao diagnóstico feitos por imagem e por gráfico estão disponíveis em tempo integral. Realizados com equipamentos de alta performance e equipe capacitada para desempenhar exames de colonoscopia, retossigmoidoscopia, de endoscopia digestiva, ultrassonografia, cardiotocografia, eletrocardiograma, tomografia, radiografia e de eletroencefalograma.
A Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota dispõe de consultório de especialidades exclusivo aos atendimentos eletivos às clínicas da gastroenterologia, ginecologia, otorrinolaringologia, clínica médica, cirurgia geral, proctologia, entre outras.
A unidade da internação atende as clínicas médica, pediátrica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, além da clínica cirúrgica, com profissionais responsáveis por cada especialidade, e retaguarda de anestesiologia e cardiologia. Parte desse serviço, temos um conceituado centro cirúrgico, com salas cirúrgicas equipadas de modernos aparelhos e instrumentos, com média de 161 intervenções por mês.
A Santa Casa de Cândido Mota, além do Sistema Único de Saúde (SUS), realiza assistência particular, e aos principais planos de saúde privados de âmbito nacional, como o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed), a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI).
A nível de território municipal, o hospital atende associados da Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana (Assocana), Cooperativa Agroindustrial (Coopermota), aos afiliados do Sindicato Rural e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cândido Mota. Também, parcerias junto as empresas funerárias Pax Universal, Peniel, Santa Rosa e São Vicente Prever.
MISSÃO DA SANTA CASA
A Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota entende que a busca da melhoria constante na gestão de um hospital é um processo diário, aliado a fatores como o compromisso de prestar serviços de qualidade e a escassez de recursos financeiros, principalmente às despesas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além dos serviços próprios, buscamos continuamente recursos necessários à manutenção das atividades por meio de parcerias com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores, na captação de aportes junto aos deputados estaduais e federais. Também nesse trajeto, não podemos deixar de citar os muitos voluntários e apoiadores do nosso trabalho, na construção de um ambiente favorável em prol da qualidade e da humanização dos atendimentos realizados.
A Santa Casa de Cândido Mota possui uma equipe de profissionais médicos e de colaboradores desempenhando suas atividades com competência e afeição, visto que alguns procuram a Entidade somente para dar vazão aos seus sentimentos. Atenção e apoio nesse amparo é extremamente importante durante o processo de cura.
É essencial lembrar que boa saúde não é somente ausência de doença, mas um dos direitos fundamentais do ser humano, definida como qualidade de vida. Deste modo, a Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota sempre se empenha em oferecer os melhores e mais qualificados serviços em assistência à saúde médico-hospitalar.

MENSAGEM DO PROVEDOR
Provedor José Augusto
Fazemos questão de comemorar cada aniversário de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota, que no dia 7 de outubro de 2024, celebra 43 anos.
É sempre importante festejarmos a existência da nossa Instituição, pois a cada ciclo completado, cuidamos e salvamos mais vidas, valorizamos cada etapa conquistada, cada atendimento único, contando com uma equipe de profissionais que se prepara todos os dias, na incumbência de proporcionar a melhor experiência aos nossos usuários.
A confiança da comunidade cândido-motense em nosso trabalho é nossa mola propulsora para maiores aprendizados e voos mais altos. Assim, a data é festiva e de gratidão. Os desafios são diários e em momentos como esse, aproveitamos para expressar agradecimento às pessoas que fizeram parte e as que fazem parte dessa engrenagem.
Agradeço a oportunidade em fazer parte da história da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota.
Fonte: SCMCM.
Postado em 04/10/2024.