SANTA CASA DE CÂNDIDO MOTA E SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PROMOVEM ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS DAS AMBULÂNCIAS
No último dia primeiro de novembro, uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota e o serviço de ambulância da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu orientações técnicas à equipe de motoristas de ambulâncias do Município.
O evento foi ministrado pelos serviços de Educação Continuada e pelo de Controle de Infecção Hospitalar do hospital, sob responsabilidade dos enfermeiros Alessandre Antonio Cavina e Andressa Thayane Manzini, apoiados pela coordenadora do serviço de ambulância municipal, Camila Rodrigues Moreira.
Na oportunidade, além dos cuidados e do uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) durante o transporte de pacientes interhospitalares, foram abordados embasamentos de micro-organismos, microbiotas naturais da pele e os presentes no ambiente hospitalar, definição e cuidados com as bactérias multirresistentes, precauções padrão, contato, gotículas e aerossóis, e a importância da higienização das mãos.

Na oportunidade, foram abordados embasamentos de micro-organismos, microbiotas naturais da pele e os presentes no ambiente hospitalar, definição e cuidados com as bactérias multirresistentes, precauções padrão, contato, gotículas e aerossóis, e a importância da higienização das mãos.
Os participantes tiraram várias dúvidas. “Estes momentos são muito importantes, pois sempre ensinamos e aprendemos uns com os outros, além de fazermos cumprir nossa missão de replicantes na promoção de educação”, relatou Alessandre Cavina, responsável técnico pelos serviços de enfermagem do hospital.
Segundo postagem nas redes sociais da Prefeitura de Cândido Mota: “Essas orientações são fundamentais para a segurança dos motoristas e dos pacientes que transportam diariamente, muitos deles em recuperação ou necessitando de cuidados especiais. Os motoristas da Secretaria de Saúde realizam trajetos constantes para levar pacientes que receberam alta na Santa Casa até suas casas, além de transportá-los entre o Hospital das Clínicas de Marília e a Santa Casa de Cândido Mota. Esse fluxo exige atenção e conhecimento para que o transporte seja realizado com o máximo de segurança e respeito às normas sanitárias. Essa capacitação é parte do compromisso da Secretaria de Saúde em manter uma rede de cuidados completa, prevenindo infecções e garantindo que os pacientes recebam o melhor atendimento até o momento em que chegam em casa”.
Fonte: SCMCM.
Publicado em 07/10/2024.